Skip to content

Cores e harmonias

dezembro 15, 2009

Johannes Itten era um professor, pintor e escritor que fazia parte de uma das escolas que mais admiro até hoje na História da Arte, a Bauhaus. Seus estudos sobre ritmos e composição e contraste entre formas e cores o tornaram conhecido. Além disso Itten tinha maneiras interessantes de ministrar suas aulas. Uma das assistentes em suas aulas, a professora Gertrud Grunow, tinha idéias parecidas com as de Itten. Ela trabalhava com a teoria da harmonização. De acordo com essa teoria, cada pessoa possuía um equilíbrio universal da cor, música, percepção, equilíbrio e forma que poderia ser alcançado através de exercícios de concentração. Exercícios que Itten introduzia antes de explicar sua teoria aos alunos.

Certa vez Itten percebeu que seus alunos escolhiam as cores para suas pinturas de acordo com sua própria harmonia. ou seja, os que eram de harmonia fria (prateada)escolhiam gamas de azuis, verde, roxo e rosa. E os de harmonia quente (dourada) escolhiam gamas de vermelho, amarelo e laranja. E isso acabou gerando a colorimetria atual. Dividir as pessoas por harmonias e dentro dessas harmonias, estações do ano ou tipos não é uma idéia nova. O mundo antigo (os gregos, Hipócrates) e a Idade Média já conhecia tais indicações. Visto que de acordo com elas era aferido o formato do corpo da pessoa, sua cor e até mesmo o formato do rosto. Também acreditavam nas influências astrológicas de determinado tipo que poderia ser colérico, fleumático, melancólico ou sangüíneo.

Assim nós temos duas harmonias distintas, a dourada e prateada. Identificar qual sua harmonia e consequentemente quais as cores que combinam com você não é tão complicado.

– Se a cor do seu cabelo (natural) estiver mais para dourado, do tipo castanho dourado ou loiro dourado provavelmente você é de uma harmonia quente. Os ruivos naturais pertencem a essa categoria.

– Perceba a cor de suas veias. se são azuis é harmonia fria, se são verdes é harmonia quente. Olhe nas partes do corpo em que você não toma sol.

– Veja com quais acessórios você fica melhor (cuidado para não ser influenciado), pratas ou dourados.

– Como você reage depois de correr muito, suas bochechas ficam vermelhas ou amarelas? Se vermelhas você é prata, se amarelas você é ouro.

Estações do ano (Por Raquel Caires – consultora pessoal)

Harmonia Prateada

Inverno

Pessoas de grandes contrastes: pele muito clara e cabelos escuros ou peles negras e dentes e olhos bem brancos exemplificam o tipo físico de inverno. Têm tom de pele amarelado, por isso devem afastar-se do amarelo e do laranja, por exemplo, e apostar em cores primárias ou neutras. Abuse dos tons vivos de azul, verde, vermelho, amarelo e fúcsia, que ficam ótimos se combinados com tons neutros como preto e cinza.

Derrick Green

Verão

Os tons frios combinam bem. Azuis, cinza prateado, branco, cinza lavado, violeta. Evite o amarelo, o laranja e o off-white. Características físicas: cabelos geralmente acinzentados, castanho-médio, castanho-escuro , loiro-claro , loiro-escuro , loira-prata , loiro-mel e branco-pérola. Olhos azul-acinzentado, verde-azulados-amarronzados, azul-aqua e marrom-rosado. A pele é rosada, translúcida com toques azuis, beges, muito rosada, marrom-acinzentada, rosa – amarronzado.

Ângela Gossow

Harmonia Dourada

Outono

As pessoas que pertencem à estação de outono são quentes, combinam muito bem com tons terrosos e dourados, especialmente o laranja. As cores mais apropriadas neste caso são os verdes, marrons, vermelho sangue, o pink e o azul oceano. Preto, marinho e tons clarinhos de rosa tem que ser evitados. As características físicas são: cabelos castanho-dourados e /ou acobreados, loiro mel, mel-escuro, loiro sujo, cinza-dourado, branco-marfim. Os olhos castanho-dourado, castanho-esverdeado, verde-escuro, verde-oliva. Já a pele se enquadra nos tons de bege, marfim, pêssego, morena, ruiva, dourada e podem ter sardas.

Josh Homme

Primavera

As pessoas de primavera são quentes e vibrantes, destacando a beleza por meio de tons mais iluminados, como o dourado e prata, e mais vibrantes e fortes como o laranja e os verdes. Tons quentes, marfim, bege, caramelo, tons terrosos, o cinza elefante, dourado, verde, azul pastel ou turquesa e o amarelo. Nada de preto, branco ou azul escuro. As características físicas são: cabelos castanho-escuro, castanho-médio, vermelho-acobreado, loiro-dourado, loiro com raiz cinza, branco-creme. Os olhos azul-esverdeado, azul intenso, azul com toques amarelados ou brancos, verde-dourado, verde-claro, marrom-acinzentado com raios dourados, turquesa, castanho-vibrante dourado e castanho–escuro dourado. A pele é em tons de pêssego, pêssego-rosada, marfim clara, bege clara, bege dourada, marrom dourada.

Robert Plant
Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. março 31, 2012 7:38 pm

    Eu estou confusa porque segundo o texto, corporalmente sou harmonia quente (dourada), mas em termos de gosto pessoal sou harmonia fria (prata, azul, roxo e rosa são minhas cores preferidas rsrsrs!).

    • abril 1, 2012 4:44 pm

      Oi Sana! Seu cabelo ruivo é tingido ou natural? Se for natural você é harmonia quente. Se for tingido você é harmonia fria! Mas mesmo se você for harmonia quente, o que vale é usar o que gostar. 😀 Eu também amo prata, azul, roxo e rosa claro. Minha harmonia é fria, sou inverno, cabelo bem escuro e pele pálida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Espaços Narrativos

memórias absorvidas por espaços, propagadas por pessoas

jimgoforthhorrorauthor

Horror author. Extreme metal fanatic. Husband. Father.

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

vamosparalondres

um autoguia para a minha viagem à capital britânica

A Virgem Boêmia

Entre palavras e cervejas

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

REQUADRO

Just another WordPress.com site

Supernova de Estilos

Um espaço para arte, moda, música, textos e tudo o que for interessante e novo (ou vintage)!

blog da Revista Espaço Acadêmico

Revista Espaço Acadêmico, ISSN 1519-6186 – ANO XVII - Mensal. Conselho Editorial: Ana Patrícia Pires Nalesso, Angelo Priori, Antonio Ozaí da Silva, Carlos Serra, Eliel Machado, Elisa Zwick, Eva Paulino Bueno, Henrique Rattner (in memoriam), Josimar Priori, Luiz Alberto Vianna Moniz Bandeira, Marcelo Gruman, Paulo Cunha, Raymundo de Lima, Renato Nunes Bittencourt, Roberto Barbato Jr., Rogério Cunha de Castro, Rosângela Praxedes e Walter Praxedes. Editor: Antonio Ozaí da Silva

palavrasecoisas.wordpress.com/

Comunicação, Subculturas. Redes Sociais. Música Digital. Sci-fi

Felinne Criações

Bastidores dos trabalhos, projetos, e vida Felinne ;)

Drunkwookieblog

Porque esperar pelo G.R.R Martin não dá

Lembrar ou Esquecer?

Depois de um tempo...

A CASA DE VIDRO.COM

Portal Cultural & Livraria Virtual. Plugando consciências no amplificador! Um projeto de Eduardo Carli de Moraes.

%d blogueiros gostam disto: