Skip to content

Ponto de mutação

dezembro 15, 2009

Eu preciso fazer um trabalho de faculdade sobre “A cultura como fetiche: corpo e moda”. Preciso responder o que é a moda para mim. Eu li Baudrillard, li Debord e alguns teóricos da pós-modernidade durante algum tempo por causa do meu interesse em ficção ciêntifica cyberpunk e steampunk. Escrevi uma monografia sobre isso. E comecei a admirar Fritjof Capra porque em seu livro “Ponto de mutação” ele escreve que o modelo antigo da física, cartesiano e reducionista foi subtituído por outro holístico. Todas as partes funcionam como um todo. “A dança de Shiva transforma o mundo”.

Depois de tudo isso, depois de guerras, revoluções industriais e revolução ciêntifica ouvir determinadas coisas me deprime. Os homens chegam a elevados estados de animalização, como o ex-namorado que espancou a ex-namorada no parque da minha cidade ontem à noite. E você já sabe qual minha postura não é?! Observei como um deus ex-machina.
E as pessoas com preocupações tolas, sobre suas roupas, aparência, time de futebol…Então porque você faz pós-graduação em moda? Porque o mundo necessita de alguém que adicione a cultura à moda, o pensamento, a reflexão, a sensibilidade, a humanidade… Não apenas marcas, aparência massificada, mercado financeiro e futilidade.

Preencher o conteúdo esvaziado pelo capitalismo do que realmente significa determinadas ideologias presentes em grupos que chamamos de tribos (?). Mais do que isso resignificar a individualidade e não o individualismo.

Cena do filme Ponto de Mutação

Resto do Post

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Conselho SteamPunk permalink
    dezembro 15, 2009 10:14 pm

    Você conhece o SteamBook – A Rede Social SteamPunk? http://steambook.com.br

  2. Conselho SteamPunk permalink
    dezembro 15, 2009 10:14 pm

    Você conhece o SteamBook – A Rede Social SteamPunk? http://steambook.com.br

  3. março 31, 2012 7:13 pm

    Oi Helena. Dando uma lida nos seus posts antigos porque tá difícil achar um blog bom pra ler e acabei por me lembrar que não li todos os seus posts ^^
    Quando vc diz “netão pra que você estuda Moda”, é uma pergunta que me persegue rsrsrsrs! Eu amo a moda pela forma como ela transforma pensamentos e reflete a sociedade, mas não sou a favor da moda fútil e descartável (nem a própria Chanel era!) e infelizmente as pessoas pensam que moda se resume ao lado mais fútil. Os brasileiros (as) não sabem consumir moda, só sabem consumir produto, por isso cultura de moda é algo que nossa sociedade precisa aprender.

    • abril 1, 2012 4:55 pm

      Tenho vergonha dos posts antigos Sana. X) Hoje meus posts estão melhores porque o número de leitores cresceu, antes o blog era uma das minhas distrações e achava que ninguém ia ler. Confesso que escrever hoje gera mais responsabilidade. Ouvir que o blog é bom, vindo de você é um elogio e tanto! 🙂 Concordo com tudo que falou Sana, ainda bem que você está aí para acabar com a ideia que a moda é fútil, que é o que passa inclusive na cabeça de muitos alternativos que não sabem ver a essência das coisas. É sério, vocẽ faz muito pela moda, se eu fizer apenas um pouco do que faz já estarei satisfeita. E vamos mudar as mentalidades sobre moda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Espaços Narrativos

memórias absorvidas por espaços, propagadas por pessoas

jimgoforthhorrorauthor

Horror author. Extreme metal fanatic. Husband. Father.

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

vamosparalondres

um autoguia para a minha viagem à capital britânica

A Virgem Boêmia

Entre palavras e cervejas

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

REQUADRO

Just another WordPress.com site

Supernova de Estilos

Um espaço para arte, moda, música, textos e tudo o que for interessante e novo (ou vintage)!

blog da Revista Espaço Acadêmico

Revista Espaço Acadêmico, ISSN 1519-6186 – ANO XVII - Mensal. Conselho Editorial: Ana Patrícia Pires Nalesso, Angelo Priori, Antonio Ozaí da Silva, Carlos Serra, Eliel Machado, Elisa Zwick, Eva Paulino Bueno, Henrique Rattner (in memoriam), Josimar Priori, Luiz Alberto Vianna Moniz Bandeira, Marcelo Gruman, Paulo Cunha, Raymundo de Lima, Renato Nunes Bittencourt, Roberto Barbato Jr., Rogério Cunha de Castro, Rosângela Praxedes e Walter Praxedes. Editor: Antonio Ozaí da Silva

palavrasecoisas.wordpress.com/

Comunicação, Subculturas. Redes Sociais. Música Digital. Sci-fi

Felinne Criações

Bastidores dos trabalhos, projetos, e vida Felinne ;)

Drunkwookieblog

Porque esperar pelo G.R.R Martin não dá

Lembrar ou Esquecer?

Depois de um tempo...

A CASA DE VIDRO.COM

Portal Cultural & Livraria Virtual. Plugando consciências no amplificador! Um projeto de Eduardo Carli de Moraes.

%d blogueiros gostam disto: